terça-feira, 30 de setembro de 2014

Primeiras Impressões Novo Uno

Olá amigos, estive por esses dias na Fiat Rivel de Blumenau conhecendo o novo Uno Attractive 1.0.
Recém lançado ele se reinventou em partes para tentar brigar com seus concorrentes. Vamos ver agora se essas mudanças são o suficiente para o quadrado arredondado voltar a ganhar mercado.

Vamos para a parte frontal do pequeno fiat, mudanças pontuais que podem passar despercebidas pelos mais desatentos, os faróis ficaram mais afilados em direção ao centro do carro, logo menos quadrados, a grade ficou mais fina porem continua com os 3 quadradinhos representando o UNO e agora ela é toda preta, a grade central do para-choque antes inteiriça agora ficou separada das 3 entradas de ar, nos faróis de neblinas a moldura ficou maior. Pequenas mudanças que não fizeram o carro perder a personalidade.

Nas Laterais, as únicas diferenças ficam com os novos jogos de calotas e rodas, e para o farol que não tem mais uma rebarba que o deixava parecido com uma peça de lego. Como foram mudanças pontuais o carro continua o mesmo, espaço interno entre-eixos, altura do solo tudo igual ao anterior, que continua em linha apenas na versão vivace.


Na traseira também poucas mudanças, novas lanternas traseiras com novo grafismo interno, são vários quadradinhos formando o desenho das luzes, e pelo acabamento imitando um difusor de ar no para-choque. Acredito que ele poderia ter vindo com o logo push já presente em praticamente toda linha fiat. 


Poucas mudanças externas apenas para se renovar, pois ja é um produto consolidado no mercado e tem seu público atendido com ele, contudo a maior mudança ficou para a parte interna do carro. O painel foi todo redesenhado assim como novos tecidos e revestimentos de porta, que agora contam com acionamento do vidro elétrico, outra novidade é a possibilidade do sistema estrar presente nas quatro portas, no modelo anterior era possível apenas nas portas dianteiras e com acionamento no painel, a manopla de cambio também foi resenhada tendo o nome UNO gravado nela, 

O painel continua todo em plástico duro porém trabalhado em relevo o que agrada mais ao toque, os dois tons também ajudam a deixar o interior mais agradável, agora pode ser instalado um radio 2din ou até uma central multimídia, o acionamento do ar condicionado continua igual porem em novas cores e grafismos das funções.


Novo Volante com funções do computador de bordo, volante muito semelhante ao que virá no novo Jeep Renagade, que deve ser apresentado ainda este ano aqui no Brasil. Painel de instrumentos também foi refeito com tela maior para as funções do computador de bordo, e também novo grafismo.


Com tudo apresentado, no novo Uno, era esperado que ele pudesse brigar de igual para igual com os novos compactos, como UP, ka, HB20, March e outros. Porém, ele tem um ponto fraco, literalmente, seu motor ainda é o mesmo fire 1.0 de 8v, longe de ser um motor ruim, muito duradouro e confiável, porém o carro fica anêmico com ele, muito fraco mesmo, provavelmente o peso do carro mais relação de marchas o deixe mais propenso à isso, ficando assim em uma desvantagem grande em relação aos novos 3 cilindros do mercado. Isso fica bem comprovado com o selo do INMETRO onde mostra um consumo nível B. Hoje buscamos cada vez mais carros eficientes, tanto em desempenho quanto em consumo.

Apesar das mudanças feitas o Uno não é tão "happy" quanto o dito nas propagandas, ele está mais bonitinho, mas é só isso. Quando fui até a concessionária esta era a única versão disponível para apreciação, lembrando que o novo Uno possui ainda as versões Way 1.0 e 1.4, Sporting 1.4 que agora conta com o opcional da transmissão Dualogic por botões e 1.4 Evolution que conta com sistema start-stop que desliga o motor do carro quando ele para, focando na economia de combustível.
Até a próxima.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Primeiras Impressões Novo Fox e Saveiro Cabine Dupla

Sim meus caros, primeiras impressões em dose dupla, dois volks de uma só vez, o Novo facelift do Fox e a nova versão da saveiro que agora conta com cabine dupla.
Agradeço a Breitkopf pela atenção e liberação de tirar as fotos.
Nossos destaques de hoje

Comecemos com o novo Fox na versão Confortline 1.6 8v, que ganhou mais uma plástica, ele que nasceu para ser substituto do gol em sua comcepção agora tem a missão de aos poucos ganhar o lugar do Polo que não terá modelo novo no Brasil apesar de ter ganho nova geração na Europa. Para essa nova missão o fox precisou ficar mais parecido com seu irmão maior o Golf, é nítida a semelhanã dos dois de frente de de traseira ( no fox os painéis laterais e portas são as mesmas desde seu lançamento).
As mudanças fizeram bem ao VW altinho, apesar de mudanças pontuais ele ficou com a frente mais agressiva e a traseira que foi a mudança mais radical e controversa me agradou bastante, apesar do fox dar sinais da idade avançada o design mais limpo e conservador dos carros da marca alemã fazem da reestilização algo mais simples ainda mais com o design mais genérico dos Volkswagen que tem seus carros muito parecidos ( coisa que vem afetando varias outras marcas).


 Destaque para nova cor no Fox, lindo tom de Azul ajuda a destacar as linhas do carro, cor que ficou muito bem também na nova geração do golf.
Os faróis ficaram mais finos a grade acompanhou a mudança e ficou mais fino também, e um belo filete cromado corta a frente do carro logo a baixo da grade e continuando nos faróis, e também na grade inferior que não é mais interiça, e ganha desenho mais arrojado que mais uma vez veio direto do Golf.



 Ao olhar no retrovisor do seu carro cuide para não confundir o Fox com o Golf

Maior mudança veio na parte de traz do carro, as novas lanternas traseiras que ficaram mais estreitas e invadem a tampa do porta malas, com isso s vw tenta passar mais requinte ao modelo, porém fica claro que o carro não nasceu para ter essas lanternas, não que estas sejam feias muito pelo contrário são lindas ( poderia ser em Led ao menos nas versões mais caras) mas os recortes do carro indicam que ela não pertence ao veículo. Contudo ao que você se acostuma com elas você  começa a gostar, afinal não tem mais aquela cara de substituto do gol  da época de seu lançamento, ele lembra o Golf "novamente de novo".


Vamos para o porta-malas, com destaque primeiramente para o novo sistema de abertura da tampa, agora com abertura elétrica ou com utilização do logotipo como sistema de abertura, porém vale algumas ressalvas, poderia ser como um botão, com o tempo ou dependendo da "delicadeza" a qual ele for usado creio que possa vir a quebrar ou criar folga e barulhos. Digo isso pela aparente fragilidade que o sistema me passou pois você além de destravar o porta-malas ainda deve utiliza-lo para levantar a tampa, pois ele não tem aquela pequena abertura abaixo do capô para auxiliar na abertura. Confesso que fiquei com receio de abrir.
Ja dentro do porta-malas que continua com o mesmo tamanho afinal do carro é o mesmo mostra até certo cuidado com acabamento e com utilidade destaque positivo para as redinhas, para a luz e para a tomada 12v e de negativo o cinto que não tem proteção nenhuma, coisa que para um carro onde os valores chegam próximo dos 60 mil reais em sua versão top ( 48 mil versão avaliada) é um desleixo grande.


Na parte interna a Nova padronagem  dos tecidos e creio que também novas espumas apesar da mesma estrutura, o veículo me pareceu mais confortável que sua versão anterior, painel de desenho simples porém bem acabado nesta versão, muito plástico duro por toda parte, porém texturizado. Volante multifuncional com rádio integrado ao painel garantem um visual mais moderno e de mais esmero com o carro.

O Fox agora conta com quatro opções de motores, 1.0 8v, 1.0 12v e 3 cilindros exclusivo da versão bluemotion, 1.6 8v  e 1.6 16v exclusivo da versão highline ( e provavelmente do novo crossfox).
Em resumo as mundanças pontuais garantem ao fox mais alguns anos na briga até que venha realmente uma nova geração do modelo.............assim esperamos.

Agora vamos para a Saveiro, sua única mudança foi o puxadinho para se criar  a extensão da cabine. Como concorrente da Strada cabine dupla ela é tão bela quanto a picape da Fiat. Ela não ficou diferente das projeções feitas até mesmo por que não teria como ficar muito deferente. A Saveiro Cross agora conta com o novo motor 1.6 16v de até 120 cv e sem o tanquinho de partida a frio.
A VW diz que mesmo sem uma (ou duas) portas a mais  a Saveiro concorre de igual para igual com a Strada, que tem ao seu favor a terceira porta que abre invertida e com coluna B embutida nas portas, ja a Saveiro tem a seu favor um projeto mais moderno ( lembrando que a Strada é derivada do Palio 1996) e a possibilidade de levar 5 passageiros ( na teoria) contra a Strada que leva 4 passageiros.




Dentro do carro apesar de seu valor alto, você consegue ver que ele não passa deu um Gol, apesar do tecido do banco e tudo, desenho simples e com excesso de plástico duro apesar dos bons encaixes no geral ficam varias aberturas irregulares.


Na parte de trás, a Saveiro tem o mesmo problema da concorrente Strada, falta de espaço para as pernas, porém ponto para a Saveiro pois conta com teto mais alto. Porém tanto a Fiat quanto a VW dizem que levam seus ocupantes com conforto no banco de trás. Eu concordo, se forem crianças, anões ou caso você não tenha pernas, pois o espaço é minusculo, talvez como um carro de trabalho ele se comporte bem, levar poucas pessoas com uma escada e algumas ferramentas na caçamba em perímetros urbanos elas seja adequadas, porém para uma viajem em família as duas concorrentes se tornam desconfortáveis. Ressalva para a Saveiro com uma tomada 12v na lateral do banco traseiro, é nítido o cuidado da VW com esses tipos de detalhes hoje em dia onde cada vez nossos celulares fazem mais coisas e suas baterias duram cada vez menos.




Na traseira a novidade fica a cargo da caçamba menor e só isso, porém como ela já é desde sua versão com cabine simples a linha de cintura alta que garante um ar mais robusto porém sacrificando a visibilidade.

A Saveiro mostra que vem com força pra briga das picapes pequenas, tendo alguns pontos fortes em relação as concorrentes. Ela é naturalmente mais voltada para uso de lazer ou cargas leves pois não utiliza feixes de mola que garantiriam mais força para aguentar cargas mais pesadas mas que comprometem o conforto quando está sem carga nenhuma.
Resta agora esperar para vermos se a picape conseguirá roubar vendas da Strada que é líder de mercado a vários anos. Creio que se você não precise carregar muito peso, a Saveiro é sua melhor escolha, mesmo com uma porta a menos.
Ficamos também no aguardo para vermos o que a Chevrolet vai fazer agora que o Agile saiu de linha e com a montana figurando em terceira posição e perdendo cada vez mais mercado.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Novo Ka ST

Nosso mercado de pequenos esportivos anda órfão já faz um tempo, hoje temos apenas o punto t-jet, citroen ds3, mini cooper e temos a espectativa do 500 Abarth. O fiesta ST que estava tudo certo para vir, subiu no telhado infelizmente.
Mas vamos direto ao ponto do Ka ST, teria o motor 2.0 do focus rodas de 17 polegadas suspeção levemente rebaixada.
Segue abaixo a proposta para no Novo ka ST

Nos resta sonhar em ter novos pequenos esportivos em nosso mercado.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Novo Ford Ka 2015, Primeiras Impressões

Hoje fui até a concessionária Ford para a região de Blumenau, Ford Center, e lá pude conhecer o novo Ka.
Ao longo da minha vida ( não muito longa é verdade) convivi com vários modelos Ford, Escort, Versalles, Ka endura/zetec, Fiesta endura/zetec/sigma, Focus, Ranger entre outros ( boa parte apenas dirigi alguma vez ou convivi como passageiro). Meu contato mais direto foi quando aprendi a dirigir em um Focus sedan 2.0 2004 isso por volta de 2004/2005 ( era menor de idade....me processa), já havia dirigido outros modelos médios da época, Golf e Vectra por exemplo, mesmo sem muito conhecimento a diferença do focus para os outros parecia gigantesca para mim tanto que até hoje o focus mesmo o de primeira geração é meu carro favorito.
Mas aonde quero chegar com isso é o cuidado no acerto de suspensão e direção que a Ford possui, que me agrada e muito, é uma sensação totalmente passional. São carros que colocam um sorriso no meu rosto... mas existem alguns pecados que é aonde entro diretamente no assunto do novo Ka. Pois tive um  Fiesta rocan 1.0, como disse na suspensão e direção dele é impecável porém existe o fator consumo e desempenho, e nos 2 ele ficava muito pra traz de seus concorrentes a diferença era gritante, creio que esse seja um dos motivos para que o modelo não tenha deslanchado como ele poderia ( com exceção agora do final da vida graças a politica de preços praticada).

O novo Ka que apesar do nome veio para substituir o Fiesta Rocan até mesmo pela sua concepção e proporções. O novo Ka utiliza a mesma plataforma do New Fiesta o que já lhe garante um ponto positivo. Mas diferente do New fiesta ele tem um aproveitamento de espaço interno muito maior, garantindo mais conforto para os ocupantes, porém sacrifica um pouco o porta malas, e este é todo revestido sem metal aparente.

A vida a bordo acomoda bem o motorista com ajustes de altura e profundidade do volante, falta o do banco porém me ajustei facilmente mesmo tendo 1,84m de altura, o compartimento para celular que pode ser contestado por muitos acredito que se bem utilizado possa se tornar um sistema multimídia melhor que o sync disponível nas versões mais caras, até pela conectividade que os Smartfones de hoje tem, porém se você possui um celular maior igual ao que eu tenho, um celular com tela de 5,8" de tela  ( vulgo TV de 42 para os amigos) não cabe no compartimento.

Ao andar volto ao Fiesta rocan e o medo do carro manco e beberrão se vão ao andar com o Ka, ele está longe do comportamento de kart do antigo ka, claro afinal ele veio substituir o Fiesta rocan apesar do nome remeter o pequeno Ford. Ele para um 1.0 anda muito bem, relação de marchas 1ª 2ª e 3ª mais curtas e 4ª e 5ª mais longas faz com que seja feita mais trocas de marchas para manter o carro com desempenho desejado, acerto feito acredito eu para consumo, na cidade mantendo giro estável e na estrada mantem o giro do motor mais baixo tanto para conforto com menor ruído do motor quanto para consumo.

O Acabamento apesar de muito plástico agrada ao toque e com texturas bem feitas, é de muita qualidade, mas poderia ter mais tecido nas portas, creio que não faria tanta diferença no valor final do carro. Outro detalhe faltante é o retrovisor manual, que não pode ser adicionado nem nas versões mais caras, e a falta de cambio automático ou  afins, acredito que venha ter no futuro, mas como cada vez mais as pessoas querem essa praticidade na vida possa ser que seja fator determinante para compra de outro modelo. Espaço do porta malas apesar de não ser determinante, fica faltando em relação aos concorrentes. As rodas apesar de serem 14 aparentam menores talvez pelas proporções do carro.

Em breve postarei uma ideia para um Ka esportivo...Aguardem.