Ao longo da minha vida ( não muito longa é verdade) convivi com vários modelos Ford, Escort, Versalles, Ka endura/zetec, Fiesta endura/zetec/sigma, Focus, Ranger entre outros ( boa parte apenas dirigi alguma vez ou convivi como passageiro). Meu contato mais direto foi quando aprendi a dirigir em um Focus sedan 2.0 2004 isso por volta de 2004/2005 ( era menor de idade....me processa), já havia dirigido outros modelos médios da época, Golf e Vectra por exemplo, mesmo sem muito conhecimento a diferença do focus para os outros parecia gigantesca para mim tanto que até hoje o focus mesmo o de primeira geração é meu carro favorito.
Mas aonde quero chegar com isso é o cuidado no acerto de suspensão e direção que a Ford possui, que me agrada e muito, é uma sensação totalmente passional. São carros que colocam um sorriso no meu rosto... mas existem alguns pecados que é aonde entro diretamente no assunto do novo Ka. Pois tive um Fiesta rocan 1.0, como disse na suspensão e direção dele é impecável porém existe o fator consumo e desempenho, e nos 2 ele ficava muito pra traz de seus concorrentes a diferença era gritante, creio que esse seja um dos motivos para que o modelo não tenha deslanchado como ele poderia ( com exceção agora do final da vida graças a politica de preços praticada).
O novo Ka que apesar do nome veio para substituir o Fiesta Rocan até mesmo pela sua concepção e proporções. O novo Ka utiliza a mesma plataforma do New Fiesta o que já lhe garante um ponto positivo. Mas diferente do New fiesta ele tem um aproveitamento de espaço interno muito maior, garantindo mais conforto para os ocupantes, porém sacrifica um pouco o porta malas, e este é todo revestido sem metal aparente.
A vida a bordo acomoda bem o motorista com ajustes de altura e profundidade do volante, falta o do banco porém me ajustei facilmente mesmo tendo 1,84m de altura, o compartimento para celular que pode ser contestado por muitos acredito que se bem utilizado possa se tornar um sistema multimídia melhor que o sync disponível nas versões mais caras, até pela conectividade que os Smartfones de hoje tem, porém se você possui um celular maior igual ao que eu tenho, um celular com tela de 5,8" de tela ( vulgo TV de 42 para os amigos) não cabe no compartimento.
Ao andar volto ao Fiesta rocan e o medo do carro manco e beberrão se vão ao andar com o Ka, ele está longe do comportamento de kart do antigo ka, claro afinal ele veio substituir o Fiesta rocan apesar do nome remeter o pequeno Ford. Ele para um 1.0 anda muito bem, relação de marchas 1ª 2ª e 3ª mais curtas e 4ª e 5ª mais longas faz com que seja feita mais trocas de marchas para manter o carro com desempenho desejado, acerto feito acredito eu para consumo, na cidade mantendo giro estável e na estrada mantem o giro do motor mais baixo tanto para conforto com menor ruído do motor quanto para consumo.
O Acabamento apesar de muito plástico agrada ao toque e com texturas bem feitas, é de muita qualidade, mas poderia ter mais tecido nas portas, creio que não faria tanta diferença no valor final do carro. Outro detalhe faltante é o retrovisor manual, que não pode ser adicionado nem nas versões mais caras, e a falta de cambio automático ou afins, acredito que venha ter no futuro, mas como cada vez mais as pessoas querem essa praticidade na vida possa ser que seja fator determinante para compra de outro modelo. Espaço do porta malas apesar de não ser determinante, fica faltando em relação aos concorrentes. As rodas apesar de serem 14 aparentam menores talvez pelas proporções do carro.
Em breve postarei uma ideia para um Ka esportivo...Aguardem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário