terça-feira, 30 de setembro de 2014

Primeiras Impressões Novo Uno

Olá amigos, estive por esses dias na Fiat Rivel de Blumenau conhecendo o novo Uno Attractive 1.0.
Recém lançado ele se reinventou em partes para tentar brigar com seus concorrentes. Vamos ver agora se essas mudanças são o suficiente para o quadrado arredondado voltar a ganhar mercado.

Vamos para a parte frontal do pequeno fiat, mudanças pontuais que podem passar despercebidas pelos mais desatentos, os faróis ficaram mais afilados em direção ao centro do carro, logo menos quadrados, a grade ficou mais fina porem continua com os 3 quadradinhos representando o UNO e agora ela é toda preta, a grade central do para-choque antes inteiriça agora ficou separada das 3 entradas de ar, nos faróis de neblinas a moldura ficou maior. Pequenas mudanças que não fizeram o carro perder a personalidade.

Nas Laterais, as únicas diferenças ficam com os novos jogos de calotas e rodas, e para o farol que não tem mais uma rebarba que o deixava parecido com uma peça de lego. Como foram mudanças pontuais o carro continua o mesmo, espaço interno entre-eixos, altura do solo tudo igual ao anterior, que continua em linha apenas na versão vivace.


Na traseira também poucas mudanças, novas lanternas traseiras com novo grafismo interno, são vários quadradinhos formando o desenho das luzes, e pelo acabamento imitando um difusor de ar no para-choque. Acredito que ele poderia ter vindo com o logo push já presente em praticamente toda linha fiat. 


Poucas mudanças externas apenas para se renovar, pois ja é um produto consolidado no mercado e tem seu público atendido com ele, contudo a maior mudança ficou para a parte interna do carro. O painel foi todo redesenhado assim como novos tecidos e revestimentos de porta, que agora contam com acionamento do vidro elétrico, outra novidade é a possibilidade do sistema estrar presente nas quatro portas, no modelo anterior era possível apenas nas portas dianteiras e com acionamento no painel, a manopla de cambio também foi resenhada tendo o nome UNO gravado nela, 

O painel continua todo em plástico duro porém trabalhado em relevo o que agrada mais ao toque, os dois tons também ajudam a deixar o interior mais agradável, agora pode ser instalado um radio 2din ou até uma central multimídia, o acionamento do ar condicionado continua igual porem em novas cores e grafismos das funções.


Novo Volante com funções do computador de bordo, volante muito semelhante ao que virá no novo Jeep Renagade, que deve ser apresentado ainda este ano aqui no Brasil. Painel de instrumentos também foi refeito com tela maior para as funções do computador de bordo, e também novo grafismo.


Com tudo apresentado, no novo Uno, era esperado que ele pudesse brigar de igual para igual com os novos compactos, como UP, ka, HB20, March e outros. Porém, ele tem um ponto fraco, literalmente, seu motor ainda é o mesmo fire 1.0 de 8v, longe de ser um motor ruim, muito duradouro e confiável, porém o carro fica anêmico com ele, muito fraco mesmo, provavelmente o peso do carro mais relação de marchas o deixe mais propenso à isso, ficando assim em uma desvantagem grande em relação aos novos 3 cilindros do mercado. Isso fica bem comprovado com o selo do INMETRO onde mostra um consumo nível B. Hoje buscamos cada vez mais carros eficientes, tanto em desempenho quanto em consumo.

Apesar das mudanças feitas o Uno não é tão "happy" quanto o dito nas propagandas, ele está mais bonitinho, mas é só isso. Quando fui até a concessionária esta era a única versão disponível para apreciação, lembrando que o novo Uno possui ainda as versões Way 1.0 e 1.4, Sporting 1.4 que agora conta com o opcional da transmissão Dualogic por botões e 1.4 Evolution que conta com sistema start-stop que desliga o motor do carro quando ele para, focando na economia de combustível.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário