quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Primeiras Impressões Novo Fox e Saveiro Cabine Dupla

Sim meus caros, primeiras impressões em dose dupla, dois volks de uma só vez, o Novo facelift do Fox e a nova versão da saveiro que agora conta com cabine dupla.
Agradeço a Breitkopf pela atenção e liberação de tirar as fotos.
Nossos destaques de hoje

Comecemos com o novo Fox na versão Confortline 1.6 8v, que ganhou mais uma plástica, ele que nasceu para ser substituto do gol em sua comcepção agora tem a missão de aos poucos ganhar o lugar do Polo que não terá modelo novo no Brasil apesar de ter ganho nova geração na Europa. Para essa nova missão o fox precisou ficar mais parecido com seu irmão maior o Golf, é nítida a semelhanã dos dois de frente de de traseira ( no fox os painéis laterais e portas são as mesmas desde seu lançamento).
As mudanças fizeram bem ao VW altinho, apesar de mudanças pontuais ele ficou com a frente mais agressiva e a traseira que foi a mudança mais radical e controversa me agradou bastante, apesar do fox dar sinais da idade avançada o design mais limpo e conservador dos carros da marca alemã fazem da reestilização algo mais simples ainda mais com o design mais genérico dos Volkswagen que tem seus carros muito parecidos ( coisa que vem afetando varias outras marcas).


 Destaque para nova cor no Fox, lindo tom de Azul ajuda a destacar as linhas do carro, cor que ficou muito bem também na nova geração do golf.
Os faróis ficaram mais finos a grade acompanhou a mudança e ficou mais fino também, e um belo filete cromado corta a frente do carro logo a baixo da grade e continuando nos faróis, e também na grade inferior que não é mais interiça, e ganha desenho mais arrojado que mais uma vez veio direto do Golf.



 Ao olhar no retrovisor do seu carro cuide para não confundir o Fox com o Golf

Maior mudança veio na parte de traz do carro, as novas lanternas traseiras que ficaram mais estreitas e invadem a tampa do porta malas, com isso s vw tenta passar mais requinte ao modelo, porém fica claro que o carro não nasceu para ter essas lanternas, não que estas sejam feias muito pelo contrário são lindas ( poderia ser em Led ao menos nas versões mais caras) mas os recortes do carro indicam que ela não pertence ao veículo. Contudo ao que você se acostuma com elas você  começa a gostar, afinal não tem mais aquela cara de substituto do gol  da época de seu lançamento, ele lembra o Golf "novamente de novo".


Vamos para o porta-malas, com destaque primeiramente para o novo sistema de abertura da tampa, agora com abertura elétrica ou com utilização do logotipo como sistema de abertura, porém vale algumas ressalvas, poderia ser como um botão, com o tempo ou dependendo da "delicadeza" a qual ele for usado creio que possa vir a quebrar ou criar folga e barulhos. Digo isso pela aparente fragilidade que o sistema me passou pois você além de destravar o porta-malas ainda deve utiliza-lo para levantar a tampa, pois ele não tem aquela pequena abertura abaixo do capô para auxiliar na abertura. Confesso que fiquei com receio de abrir.
Ja dentro do porta-malas que continua com o mesmo tamanho afinal do carro é o mesmo mostra até certo cuidado com acabamento e com utilidade destaque positivo para as redinhas, para a luz e para a tomada 12v e de negativo o cinto que não tem proteção nenhuma, coisa que para um carro onde os valores chegam próximo dos 60 mil reais em sua versão top ( 48 mil versão avaliada) é um desleixo grande.


Na parte interna a Nova padronagem  dos tecidos e creio que também novas espumas apesar da mesma estrutura, o veículo me pareceu mais confortável que sua versão anterior, painel de desenho simples porém bem acabado nesta versão, muito plástico duro por toda parte, porém texturizado. Volante multifuncional com rádio integrado ao painel garantem um visual mais moderno e de mais esmero com o carro.

O Fox agora conta com quatro opções de motores, 1.0 8v, 1.0 12v e 3 cilindros exclusivo da versão bluemotion, 1.6 8v  e 1.6 16v exclusivo da versão highline ( e provavelmente do novo crossfox).
Em resumo as mundanças pontuais garantem ao fox mais alguns anos na briga até que venha realmente uma nova geração do modelo.............assim esperamos.

Agora vamos para a Saveiro, sua única mudança foi o puxadinho para se criar  a extensão da cabine. Como concorrente da Strada cabine dupla ela é tão bela quanto a picape da Fiat. Ela não ficou diferente das projeções feitas até mesmo por que não teria como ficar muito deferente. A Saveiro Cross agora conta com o novo motor 1.6 16v de até 120 cv e sem o tanquinho de partida a frio.
A VW diz que mesmo sem uma (ou duas) portas a mais  a Saveiro concorre de igual para igual com a Strada, que tem ao seu favor a terceira porta que abre invertida e com coluna B embutida nas portas, ja a Saveiro tem a seu favor um projeto mais moderno ( lembrando que a Strada é derivada do Palio 1996) e a possibilidade de levar 5 passageiros ( na teoria) contra a Strada que leva 4 passageiros.




Dentro do carro apesar de seu valor alto, você consegue ver que ele não passa deu um Gol, apesar do tecido do banco e tudo, desenho simples e com excesso de plástico duro apesar dos bons encaixes no geral ficam varias aberturas irregulares.


Na parte de trás, a Saveiro tem o mesmo problema da concorrente Strada, falta de espaço para as pernas, porém ponto para a Saveiro pois conta com teto mais alto. Porém tanto a Fiat quanto a VW dizem que levam seus ocupantes com conforto no banco de trás. Eu concordo, se forem crianças, anões ou caso você não tenha pernas, pois o espaço é minusculo, talvez como um carro de trabalho ele se comporte bem, levar poucas pessoas com uma escada e algumas ferramentas na caçamba em perímetros urbanos elas seja adequadas, porém para uma viajem em família as duas concorrentes se tornam desconfortáveis. Ressalva para a Saveiro com uma tomada 12v na lateral do banco traseiro, é nítido o cuidado da VW com esses tipos de detalhes hoje em dia onde cada vez nossos celulares fazem mais coisas e suas baterias duram cada vez menos.




Na traseira a novidade fica a cargo da caçamba menor e só isso, porém como ela já é desde sua versão com cabine simples a linha de cintura alta que garante um ar mais robusto porém sacrificando a visibilidade.

A Saveiro mostra que vem com força pra briga das picapes pequenas, tendo alguns pontos fortes em relação as concorrentes. Ela é naturalmente mais voltada para uso de lazer ou cargas leves pois não utiliza feixes de mola que garantiriam mais força para aguentar cargas mais pesadas mas que comprometem o conforto quando está sem carga nenhuma.
Resta agora esperar para vermos se a picape conseguirá roubar vendas da Strada que é líder de mercado a vários anos. Creio que se você não precise carregar muito peso, a Saveiro é sua melhor escolha, mesmo com uma porta a menos.
Ficamos também no aguardo para vermos o que a Chevrolet vai fazer agora que o Agile saiu de linha e com a montana figurando em terceira posição e perdendo cada vez mais mercado.

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